quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Processos Pedagógicos em E-Learning - Bibliografias Anotadas 3 e 4 - PLEs





PPEL - Bibliografia anotada 3
Silva, Siony da. Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE) como Recurso de Aprendizagem para o Professor. Revista GEINTEC, 2012, vol.2. http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/27 

Descrição:
Este artigo foi escrito pela professora Siony da Silva, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP e Mestre em Educação. No artigo procura analisar, inicialmente, a mudança no modelo de sociedade de industrial para da informação, com seus processos de globalização da economia, da cultura, o surgimento de novos setores de trabalho, a interatividade e interdependência entre as tecnologias. Estas tecnologias são responsáveis pela criação de locais de interação, com transmissão imediata, o que modificou consideravelmente o comportamento profissional, social e pessoal, deixando de existir a barreira geográfica e temporal. Expressa que, a WEB 2.0, tem um caráter social, pois concede autonomia para a expressão artística e intelectual, e a postagem, interação e compartilhamento em rede. Desta forma, o ambiente deixa de ser mero repositório, para tornar-se ambiente de construção de conhecimento. Neste panorama, a educação também sofreu modificações e se fez necessária uma mudança na forma de ensinar e aprender através da utilização de recursos tecnológicos, e a criação de Ambientes Pessoas de Aprendizagem (PLE – Personal Learning Environment), a fim de que seja possível que os indivíduos acessem, e organizem de forma sistematizada os artefatos utilizados em seus processos de aprendizagem. Os PLEs, portanto, não são apenas tecnologia, mas também atitudes e valores. Os PLEs permitem que as pessoas possam criar seus próprios objetivos de aprendizagem através de estruturas não formais. Cada pessoa elabora seu ambiente conforme suas escolhas, gosto e interesse, traçando seu próprio percurso de aprendizagem. Através da interação com as pessoas e a tecnologia, se dá o processo de ensino-aprendizagem. Os PLEs, portanto, proporcionam uma aprendizagem contextualizada, integrada, personalizada e colaborativa. Três premissas principais envolvem o desenvolvimento de um PLE: utilização de sítios com fontes de informação do interesse do usuário; busca de locais onde o usuário, também, possa se expressar, refletir com os conteúdos acessados e que possa expressar o conhecimento sobre o assunto; possibilidade de interação com pessoas através de leitura e comentários. Todo este procedimento ocorre através da interação com as pessoas. Demonstra que o emprego dos PLEs pelos professores proporciona atualização constante em sua formação, potencializa o acompanhamento de novas tecnologias e abordagens metodológicas e estimula a participação em ambientes de colaboração e reflexão. Levando, também, a incorporação de tais atitudes nas suas atividades didáticas e por consequência, conduz os alunos a também incorporarem as ferramentas tecnológicas e de comunicação e de interação às suas atividades pessoais. 

Comentários:
Os PLEs possibilitam a criação de um percurso personalizado de aprendizagem, presume compartilhamento de informações e conhecimento, interação e, por consequência construção de conhecimento. São resultantes de um novo processo de ensino aprendizagem, hoje baseado na tecnologia e em um novo processo metodológico de construção de conhecimento. Os PLEs possibilitam também uma mudança na postura do professor, que passa a incorporar estes novos preceitos educacionais em sua prática docente e, por conseguinte favorece uma mudança paradigmática nos alunos, que passam a adotar uma postura ativa em sua aprendizagem.

 PPEL - Bibliografia anotada 4 

Marques, Célio Gonçalo; Carvalho, Ana Amélia Amorim. Contextualização e Evolução do E-Learning: Dos Ambientes de Apoio à Aprendizagem às Ferramentas da Web 2.0. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10028 

Descrição:
Este artigo foi escrito pelo professor do Instituto Politécnico de Tomar, Célio Gonçalo Marques, Doutor em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa e, Mestre em Comunicação Educacional Multimédia e, pela professora Ana Amélia Amorim Carvalho, da Universidade de Coimbra. Ambos são atuantes no segmento do E-Learning. O artigo trata a respeito das ferramentas e dos recursos em e-Learning e como estes têm imposto, às Instituições de Ensino e às empresas, uma nova forma de acompanhar as necessidades das pessoas e das organizações e, têm se instituído como uma forma de diminuir os custos de ensino e formação. Baseia-se nos preceitos da WEB 2.0, onde o próprio utilizador cria os conteúdos e os disponibiliza na internet. Demonstra como os recursos de informática têm fornecido suporte ao processo de ensino aprendizagem, assim como indica ferramentas da WEB 2.0, utilizadas no e-learning, que pode substituí-lo ou complementá-lo, tais como os blogues, as wikis, os podcasts, o second life, o youTube, entre tantos outros. Traça uma ponderação a respeito da utilização dos diferentes LMS e LCMS, assim como das videoconferências, conferências web, conversação escrita, questionários, ferramentas de produção de conteúdos e jogos e simulações, com seus respectivos prós e contras.

Comentários:
A WEB 2.0 nos trouxe diversas possibilidades de uso de ferramentas para a viabilização do E-Learning, ou mais especificamente, dos ambientes de apoio à aprendizagem, entretanto é necessário ponderar a respeito de sua melhor utilização, ou seja, da otimização de seu uso. Para isso é importante que se conheça as características e propriedades de cada um deles. Neste aspecto o presente artigo, configura-se como um importante recurso de informação. Resumidamente, trata a respeito dos principais recursos utilizados e possibilita uma visualização dos mesmos. Inclusive se são gratuitos ou pagos, para que seu utilizador possa mensurar as suas possibilidades de utilização.

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